terça-feira, 19 de junho de 2012

Conhecimento guardado na gaveta

     Eu acho praticamente impossível, mas mesmo assim vou perguntar: Eu sou a única brasileira que acha inútil estudar tantas matérias escolares no ensino médio? Não faz o menor sentido. Isso acaba sendo, na verdade, uma forma de explorar e expor demasiadamente o lado menos competente de cada um. É claro que alguns assuntos em algumas disciplinas são indispensáveis se há pretensão de se viver sem sofrer golpes financeiros (ou pior) diariamente - se você tem mais de 8 anos e ainda não sabe coisas como somar ou concordar o sujeito com verbo, sua vida será bem abaixo da média.
     O que estou tentando dizer é que muitas pessoas já ficaram retidas em algum ano escolar por causa de uma ou duas matérias que nunca mais usarão na vida, passando muitas vezes por burras ou preguiçosas; quando na verdade estavam apenas sendo boas no que realmente sabem. Ainda não se convenceu? Pergunte a um médico algo sobre trigonometria. Pode ser até pergunta básica. Pergunte a um engenheiro civil quantas e quais são as principais partes de uma célula. Faça alguma pergunta a qualquer pessoa sobre algo que ele ou ela não estuda há mais de cinco anos. Em 99,9% dos casos, nenhuma das pessoas acima acertará as respostas.
     Nos EUA, por exemplo, cada um escolhe o nível que quer estudar nas matérias básicas e em que ano estudarão as optativas. Talvez seja por isso que aquele país é uma verdadeira fábrica de talentos. Todo mundo é bom no que faz porque sabe e gosta de fazer aquilo. Não faz sentido? O que estou dizendo prova-se o tempo todo na mídia. Agora, faço mais uma pergunta: Vocês realmente acham que eu vou saber alguma coisa de matérias como história e biologia depois do momento em que eu deixar a sala que eu fizer a prova do vestibular? Se vocês ainda acham que a resposta é sim, erraram feio. Por isso, não sou nem um pouco a favor dos típicos discursos politicamente corretos. Estude e explore o que sabe, aprenda o básico, decore o inútil. Ninguém ficou famoso por ser PhD em todas as áreas.

Quem concorda? Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário